Exercício prático sobre coerência textual

Este é um exercício simples de coerência textual. Pra quem não se lembra do que é isso, basta dar uma vasculhada nos marcadores. É sempre bom lembrar que é nossa obrigação construir textos mais coerentes e coesos. Textos em que a clareza deve ser privilegiada e a fundamentação das ideias um dos pontos principais a serem vistos.

 

Exercício de coerência textual

1. O texto a seguir, da seção "Saúde" do Suplemento de março/2000, do "Caderno Regional Folha Verde", da Folha de S.Paulo, faz parte de uma série de recomendações para relaxamento dos olhos.

  • "Lubrificantes oculares gelados também são muito eficientes, mas só quando prescritos por um oftalmologista.
  • Importante: não jogue água boricada dentro dos olhos, pois isto causa irritação. Ela deve ser usada apenas para limpeza externa ou como compressa gelada."

a) Localize, no texto, o trecho em que há um problema de coerência.

b) Rescreva o trecho de modo a torná-lo coerente.

Bem, a resposta das perguntas é bastante simples. O trecho incoerente e que precisa ser consertado é aquele do primeiro trecho em que se dia que os lubrificantes são eficazes quando prescritos pelo médico. O erro está no fato de dizer que o efeito será diferente se você tiver uma receita. Os efeitos não dependem disso. Claro que devemos sempre consultar um médico, mas vocês hão de concordar que um analgésico comum não terá seu efeito potencializado por causa de uma receita simples, não é?

Postar um comentário

1 Comentários