QUEM CONTA UM CONTO ~ EXERCÍCIOS COM GABARITO

Nessa semana, publiquei o post QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO?. Nele falei um pouco da minha experiência lecionando para turmas de 5ª série em aulas de Leitura. Sugeri naquela oportunidade a leitura da crônica “Mar” de Rubem Braga e disse que traria num post futuro algumas questões para serem usadas como exercícios. Ei-las!

EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO-2

Estudo do Texto

1. Observe que o texto de Rubem Braga trata de um grande tema (a relação do autor com o mar) e pode claramente ser dividido em três subtemas. Identifique esses subtemas.

2. Na construção do terceiro e do quarto parágrafos, o autor se utiliza do recurso da repetição. No terceiro, ele organiza suas sentenças de forma muito semelhante (diríamos que há um certo paralelismo entre elas); no quarto, ele repete várias vezes a palavra-chave do texto. Como poderíamos justificar essas escolhas composicionais do autor, considerando o todo do texto?

Respostas das questões

1. subtemas:
a) 1.° e 2.° parágrafos: a primeira vez que viu o mar;
b) 3.° ao penúltimo parágrafos: lembranças felizes da infância e juventude junto ao mar ("grande e perigoso mar fabricando um homem...");
c) Último parágrafo: o homem maduro.

2. O autor fez essas escolhas composicionais para relacionar o mar, com suas múltiplas formas de apresentação, e o menino que se transforma (amadurece).

Postar um comentário

0 Comentários