Análise de charge sobre desmatamento

Desde que decidi deixar um pouco de lado o  blog Análise de Charges e postar o que iria lá aqui no Análise de Textos, passei a olhar de outra forma para as charges que tinha aqui guardadas e também para aquelas que vejo por aí na internet. Uma delas, a que trago neste post, chamou minha atenção por alguns detalhes que podem ser explorados por você, docente, em suas aulas. Vamos à análise de charge sobre desmatamento.

desmatamento

Minha proposta com essas charges não é fazer uma análise baseada em pressupostos teóricos nem fazer isso sob a ótica da Análise do Discurso. O que pretendo aqui é falar de forma fácil sobre alguns aspectos que nos podem ajudar a entender as intenções dos autores ao produzirem.

A charge que trouxe aqui chama minha atenção por alguns aspectos que elencarei abaixo:

  • Mata densa: isso é visível na imagem. A charge retrata uma floresta densa e isso faz referência, provavelmente, às matas nativas. O padrão do desenho não parece referir-se a uma plantação de eucaliptos nem de pinheiros, portanto, estamos falando em exploração de áreas inexploradas anteriormente;
  • O cifrão: referência clara ao dinheiro, pode ser explorada durante a aula a partir do momento em que se estabelece o motivo da exploração. O comércio desenfreado de madeiras protegidas tem acabado com grandes áreas de florestas protegidas. Estabeleça essa relação com os alunos. Você pode ainda falar que hoje os móveis cuja madeira vem de área legal recebem um selo identificando-os.
  • A mata em torno do cifrão: isto já é detalhamento demais e no fundo nem acho que o autor desejava pensar nisso, mas é muito comum entre os que exploram áreas protegidas, fazer isso nas partes mais internas da floresta. Isso dificulta a fiscalização que, para chegar nesses locais, levaria dias e isso, certamente, daria  possibilidade de fuga para os que ali exploravam.

Enfim, procure ver coisas simples como as que relatei neste post e use mais imagens em seus exercícios, em suas provas oficiais. Assim, você estará preparando seu aluno para situações concretas com as quais ele terá contato, por exemplo, no ENEM.

Postar um comentário

1 Comentários