Exercício sobre signo linguístico

O exercício abaixo baseia-se numa imagem veiculada num Suplemento do jornal Folha de SP. Veja com atenção a imagem e atente para o enunciado do exercício que vem após ela.

exercício_gratis_bbb11_flagraObserve a relação entre cada ícone e o respectivo signo lingüístico acima e comente a estratégia adotada pelo criador do texto publicitário para ressaltar a qualidade do produto (no caso, um banco) anunciado.

E aí? Dê sua resposta nos comentários!

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Provavelmente o autor deste texto publicitário quis dizer que pensamos nos ícones mostrados quando lemos seus respectivos signos, como um padrão.

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE NO CASO, O BANCO É O CANAL PARA SE ADQUIRIR OS BENS DE QUE NECESSITAMOS E POR ISSO INSTRUMENTO DO NOSSO COTIDIANO COMO SE FOSSE IMPOSSÍVEL PENSAR EM QUALQUER UM DESSES BENS SEM ANTES LEMBRAR DO BANCO COMO SE O PRÓPRIO SE CONFUNDISSE COM UM BEM, É O BANCO COMO OBJETO DE NOSSO DESEJO.

    ResponderExcluir
  3. Ola, como para fazer comentário a pessoa têm que ter um blog, e eu não tenho um pessoal, estou usando esse e-mail. Porém quem está fazendo o comentário sou eu, DANILO.

    Vamos ao mais importante:
    Quando falamos em signo linguístico, temos que saber os conceitos de significado e significante, conceitos esses que são complicados de entender, porém Saussure - o "pai" da linguística - nos explica.
    Em linhas gerais a palavra é considerada como significante e a imagem o significado.
    Portanto, o autor da propaganda quer passar que:
    *Quando pensamos no significante "bola", lembramos do significado de bola, ou seja a IMAGEM, como está na propaganda.
    Isso ocorre nos outro exemplos, com os significantes: TV, carro e casa.
    Ah... e banco?
    Aí que está a graça da propaganda. O autor quer nos passar (na verdade nos induzir) que quando "pensamos" no significante banco, logo lembramos do Banco do Brasil (para quem não conhece, a imagem que está acima da palavra “BANCO” é o símbolo do Banco do Brasil).
    Ou seja, ele quer nos passar (induzir) que da mesma forma que quando pensamos no significante "carro", lembramos da imagem de um carro; quando pensamos em "banco", logo nos vem à mente a imagem do Banco do Brasil. Porque na perspectiva do autor é como se o Banco do Brasil fosse o único e verdadeiro banco. Igual nos comerciais de televisão, os bancos não querem passar a ideia de grandiosidade, de importância, etc ?
    Nessa propaganda ocorre o mesmo, o autor nem tem dúvidas de que quando se pensa em banco só podemos lembrar do Banco do Brasil.

    Meu e-mail: danilofagoli@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. COMPLEMENTANDO O COMENTÁRIO ANTERIOR:

    Na parte inferior do anúncio, vemos que há um pequeno texto falando que: "Pela 12ª vez consecutiva o Banco do Brasil ganhou o Top of Mind na premiação anual da Folha de S. Paulo."
    Esse texto complementa o que já foi dito. O premio Top of Mind é dado às empresas que foram lembradas pela população em pesquisas feitas pelo jornal Folha de S. Paulo. Cada empresa em uma categoria, etc....
    Portanto podemos utilizar, claro que com finalidade de propaganda, essa comparação mui inteligente do autor de que quando "pensamos" no significante "BANCO" logo lembramos da imagem do Banco do Brasil. Essa comparação não é só uma audácia do autor, uma vez que ele se utiliza do premio ganho, para justificar a "audaciosa" propaganda, onde diz que o significado da palavra (significante) BANCO é BANCO DO BRASIL.
    Onde BANCO é o significante e a IMAGEM do Banco do Brasil é o significado.
    Da mesma forma que: "BOLA" é o significante e a IMAGEM da bola é o significado.

    ResponderExcluir
  5. O autor quis dizer em sua demonstração que, os s[ignos são coisas que o homem criou e identificou, nomeando cada uma. Quando imaginamos tal coisa vem-nos a imagem e em sequência o conceito que é o significado.

    ResponderExcluir
  6. Signo linguístico é a junção da imagem acústica com o conceito,ou seja o significante e o significado.

    ResponderExcluir
  7. O autor quis dizer em sua demonstração que, os s[ignos são coisas que o homem criou e identificou, nomeando cada uma. Quando imaginamos tal coisa vem-nos a imagem e em sequência o conceito que é o significado.

    ResponderExcluir