Conversando com uma leitora do blog acerca das dificuldades que os alunos têm de escrever textos coesos, escutei algo que não é novidade para mim: "Seus alunos escrevem textos desconexos? É que você não vou como blogueiros escrevem". Não me ofendi quando ela disse isso porque tenho visto mesmo textos que são amontoados de frases. Há a necessidade, então, de escrever textos melhores? Vamos aprender a usar as conjunções. Sobre elas, algumas considerações:
Uma conjunção é na maioria das vezes precedida ou sucedida por uma vírgula (",") e muito raramente é sucedida por um ponto ("."). Seguem alguns exemplos de frases com as conjunções marcadas em negrito:
- "Aquele é um bom aluno, portanto deverá ser aprovado."
- "Meu pai ora me trata bem, ora me trata mal."
- "Gosto de comer chocolate, mas sei que me faz mal."
- "Marcelo pediu que trouxéssemos bebidas para a festa."
- "João subiu e desceu a escada."
- Quando a banda deu seu acorde final, os organizadores deram início aos jogos.
Em geral, cada categoria tem uma conjunção típica. Assim é que, para classificar uma conjunção ou locução conjuntiva, é preciso que ela seja substituível, sem mudar o sentido do período, pela conjunção típica. Por exemplo, o "que" somente será conjunção coordenativa aditiva, se for substituível pela conjunção típica "e".
Veja o exemplo:
"Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és."
"Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és."
As conjunções alternativas caracterizam-se pela repetição, exceto "ou", cujo primeiro elemento pode ficar subentendido.
As adversativas, exceto "mas", podem aparecer deslocadas. Neste caso, a substituição pelo tipo (conjunção típica) só é possível se forem devolvidas ao início da oração.
A diferença entre as conjunções coordenativas explicativas e as subordinativas causais é o verbo: se este estiver no imperativo, a conjunção será coordenativa explicativa: "Fecha a janela, porque faz frio."
O "que" e o "se" serão integrantes se a oração por eles iniciada responder à pergunta "Qual é a coisa que…?", formulada com o verbo da oração anterior. Veja o exemplo:
- Não sei se morre de amor. (Qual é a coisa que não sei? Se morre de amor.)
O uso da conjunção "pois" pode a ser classificada em:
- Explicativa, quando a conjunção estiver antes do verbo;
- Conclusiva, quando a conjunção estiver depois do verbo;
- Causal, quando a conjunção puder ser substituída por "uma vez que".
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