10 exercícios muito bons de concordância

(Fundação Lusíada) - Assinale a alternativa em que há erro.
a) Nunca tolerei as meio verdades.
b) Os espíritos conformes aceitam a dor.
c) Não há aula nos dias santos de guarda.
d) Aquelas foram as sós palavras de carinho que ouvi na vida.
e) Ele ficou toda a noite acordado.

(Fac. Med. Itajubá) - Assinale a frase que não admite a variante entre parênteses
a) Sistema de idéias implantado pela República. (ou implantadas)
b) Dou-lhe o prazo de dez minutos, prorrogável por mais cinco. (ou prorrogáveis)
c) A maioria dos alunos estavam cansados. (ou estava cansada)
d) O "Diário de Notícias" é um dos jornais mais lidos do Rio de Janeiro. (ou lido)
e) Pertenceu a um dos governos que mais foi atacado. (ou foram atacados)

exercicio_gramatica__redacao (32)

(Cescem) - ............. meio-dia .............; no céu, ................. as trovoadas de verão
a) Era - meia - anunciava-se
b) Eram - meio - anunciavam-se
c) Era - meio - anunciavam-se
d) Era - meia - anunciavam-se
e) Eram - meia - anunciavam-se

(ITA) - Assinale a frase correta:
a) Sempre haverão vozes discordantes.
b) Vão fazer três anos, a contar do momento em que comecei o projeto.
c) Deram duas horas a torre, é agora!
d) Deu duas horas na torre; é agora!
e) Hão de trazer o que me prometeram! Ora, se hão!

(Cescem) - Não ................. meios de avisá-los de que já ................ fazer anos que ................ em nosso estoque esses livros.
a) houve - devem - falta
b) houve - deve - faltam
c) houve - devem - faltam
d) houveram - devem - faltam
e) houveram - deve – falta

(F. Md. Itajubá-MG) - Assinale a incorreta:
a) Fui eu quem matou o gato.
b) Fui eu que matei o gato.
c) Fui eu quem matei o gato.
d) Fui eu o que matou o gato.
e) Fui eu que matou o gato.

(PUC-RS) - Consideraram .............. aquelas afirmações. No entanto, não ............ tu que .............. aquilo. Fomos nós que o .................
a) inverídicas - foste - afirmaste - fizemos
b) inverídico - fostes - afirmaste - fizemos
c) inverídico - foi - afirmou - fizemos
d) inverídico - foste - afirmou - fez
e) inverídicas - fostes - afirmastes – fez

(PUC-RS) - Perguntou-me que horas .......... e eu lhe respondi que ........... faltando
quinze minutos para as três.
a) eram - deviam estar
b) eram - devia estar
c) eram - devia estarem
d) era - devia estar
e) era - deviam estar

(Cescem) - Mais de um colega a ............... em segredo; e quando ela surgia, todo eu ............ olhos e coração
a) amava - eram
b) amava - éramos
c) amavam - era
d) amava - era
e) amavam – éramos

(Cescem) - .............. com calor, os rumos que ............. imprimir ao movimento
a) Discutiu-se - se pretende
b) Discutiam - se pretendem-se
c) Foi discutido - pretendem-se
d) Foram discutidos - pretendem-se
e) Discutiram-se - se pretende

Exercícios práticos de concordância podem ser encontrados clicando nos marcadores abaixo. Exercícios de alternativas com gabarito para usar como exercícios de recuperação

Postar um comentário

0 Comentários