Como se constrói o sentido de um texto?

  
Nós já aprendemos a diferenciar as situações em que a linguagem utilizada em um texto está organizada em torno do eixo denotativo ou conotativo. Hoje, com base nos textos 1 e 2, transcritos a seguir, colocaremos em prática o que temos aprendido aqui no blog Análise de Textos.

CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Texto 1: Uma escrita secreta só para mulheres

Durante séculos proibidas de ler e escrever, as mulheres da província chinesa de Jiangyong acabaram por desenvolver seu próprio sistema secreto de escrita.
Vivendo sob o controle dos homens — em casamentos arranjados e violentos —, elas criaram o Nu Shu, que significa “escrita feminina”, para poder se comunicar e se ajudar por meio de poemas, narrativas e canções, às vezes bordados em panos. Baseados no chinês tradicional, os caracteres foram mudados de modo a ter novos significados e eram traçados de maneira delicada. O vocabulário foi extraído de um dialeto local. Hoje, poucas mulheres são capazes de ler e escrever Nu Shu, mas o governo já se comprometeu a destinar recursos para um museu e a feitura de um dicionário como forma de preservar a escrita. National Geographic Brasil. São Paulo: Abril, ano 4, n. 37, maio 2003. (Fragmento).

Texto 2: Amor

O vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador.
Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício. LISPECTOR, Clarice. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. (Fragmento).

1. Identifique se o uso da linguagem, em cada um deles, foi conotativo ou denotativo.

2. Explique a razão de sua “classificação”.

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

1.   Texto 1: organizado em torno do eixo denotativo da linguagem. Texto 2: organizado prioritariamente em torno do eixo conotativo da linguagem.

2. No caso do texto 1, o que se constata é a intenção de informar o leitor de uma revista sobre o comportamento de algumas mulheres chinesas que, proibidas de ler e escrever, desenvolveram um sistema próprio de escrita que burlava essa proibição. O texto 2, por sua vez, fala de uma mulher cuja vida está organizada em torno da família. Observa-se que, na introdução do conto “amor”, é basicamente conotativo o valor que se pode atribuir à sequência de ocorrências de predicados verbais introduzidos por “crescia”. Essa sequência é anunciada pela palavra sementes, também usada conotativamente.

Postar um comentário

0 Comentários