A partir desse post, além de exercícios de Língua Portuguesa, avaliações de interpretação de textos e de dicas de redação, passarei a sugerir algumas leituras. São livros que podem ajudá-lo a montar uma estante decente para fazer suas pesquisas, por exemplo. São livros cuja leitura pode se mostrar valiosa para a reflexão sobre a linguagem, seus sentidos e usos. A leitura desses títulos contribuirá não só para a formação do professor, mas também para auxiliá-lo a definir novas estratégias de abordagem e discussão do ensino de língua. Vamos ao primeiro?
Dicionário de análise do discurso, de Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau. Coordenação da tradução: Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.
Primeira edição brasileira do conhecido dicionário de análise do discurso, essa obra traz a definição de mais de quatrocentos verbetes que ajudam a compreender por que a capacidade de decifrar as intenções do discurso deve ser algo desenvolvido por todos os profissionais que trabalham com o texto. A equipe de tradutores tomou o cuidado de encontrar exemplos equivalentes no português para ilustrar todas as definições apresentadas.
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