Use a redação para ser aprovado no vestibular

Um texto é construído por meio de recursos que a língua nos oferece e que precisamos aprender. No processo dessa aprendizagem, temos um grande aliado: a pessoa que corrige nossos textos.
 escreverUma boa correção é instrumento valioso para nosso progresso na escrita. Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção, os desvios da norma culta, passagens obscuras, possíveis ambiguidades ou incoerências.
Ao escrever, ajuda muito você ter em mente os aspectos do texto que costumam ser levados em conta na correção. Saiba quais são esse lendo o restante deste post.

ASPECTOS ESTÉTICOS
Procure escrever com letra regular (nem muito grande nem muito pequena), bem legível; alinhe o corpo do texto junto às margens direita e esquerda; mantenha-se dentro dos limites de linhas impostos para o texto; evite rasuras e borrões.

ADEQUAÇÃO À MODALIDADE DE TEXTO PEDIDA
Não escreva um texto dissertativo se o que se pede é um texto narrativo. Texto escrito fora da modalidade pedida costuma ser anulado.

ADEQUAÇÃO AO TEMA
Não se avalia um texto apenas pela forma (a linguagem empregada) ou pela qualidade e pertinência das ideias expostas. Leva-se em consideração também a capacidade de interpretação de enunciados - a coletânea de textos ou o mote a partir do qual se pensará o texto. É fundamental a identificação do tema sobre o qual se deve escrever.

COERÊNCIA
É preciso muita atenção para perceber se há lógica ou verossimilhança no que se está escrevendo. Começar afirmando algo e negá-lo no meio ou no fim, ferir pressupostos da realidade externa ao texto, exibir mudanças abruptas sem justificativa adequada... tudo isso representa ruptura de coerência. Antes de entregar o texto, é preciso fazer uma releitura rigorosa para controlar a propriedade e a adequação de tudo que se escreveu.

COESÃO
Orações, períodos e parágrafos devem estar amarrados de forma que possam levar o leitor a compreender a relação entre eles. Deve ficar clara, para quem ler, a passagem de uma ideia para outra e o tipo de relação lógica que as une. Isso se consegue principalmente pelo uso adequado de conectores.

QUALIDADE DO DISCURSO
Você precisa mostrar que dispõe de recursos suficientes para a construção de um discurso consistente segundo a modalidade de texto solicitada. Na narração, é preciso criar um conflito, construir personagens convincentes, ordenar os acontecimentos numa sequência interessante, criar suspense, imaginar o desfecho... Já na dissertação, é necessário mostrar argumentos variados e persuasivos, antecipar possíveis contra-argumentos, evitar radicalismos e generalizações, mostrar senso crítico...

LINGUAGEM
Como o texto deve ser redigido de acordo com o padrão da linguagem culta escrita, é preciso seguir as normas impostas por esse padrão. A linguagem deve ser "correta". Isso não significa que alguns elementos da oralidade não possam eventualmente aparecer, mas é preciso que se respeitem os limites do contexto criado. E preciso evitar palavras de significado vago, chavões, lugares-comuns e clichês.

CONCLUINDO
Como se vê, a construção de um bom texto exige variadas competências, que só são adquiridas com estudo, dedicação e intenso treinamento. Escrever e reescrever deve ser rotina para aqueles que querem melhorar sua escrita. Além da prática da escrita, o hábito de leitura de diversos tipos de textos ajuda a ampliar o vocabulário e a dominar as estruturas de construção textual, como organização de parágrafos, encadeamento de ideias e de ações, etc.

Baixe este post na versão "doc" para usar no preparo de suas atividades visitando nosso blog de downloads de atividades.

Postar um comentário

0 Comentários