Análise de charge sobre maioridade penal

Muito se discute na atualidade sobre a validade de reduzir a maioridade penal. Certo ou não, trago uma rápida análise de uma charge que envolve este assunto.
Digitalizar0010
Muitas vezes, confundimos cartum e charges. Sendo assim, num primeiro momento é fundamental conhecer essa sutil diferença entre esses tipos de texto.

O cartum é um texto humorístico que usa também a linguagem verbal e não verbal e, normalmente, retrata situações atemporais, satirizando os costumes humanos, o que difere da charge, que satiriza um fato específico. Outra característica que difere a charge do cartum é o fato de a charge utilizar personalidades públicas, geralmente, um político, um artista. No cartum, as personagens são pessoas comuns.
Na charge deste post temos uma cena muito comum nos dias de hoje: policiais revistando pessoas/transeuntes que, por gestos, ações, olhares considerados diferentes, maneira de se vestirem, levantam suspeitas de serem marginais ou meliantes que estão prestes a agir de maneira ilícita.
Se algum dos meus amigos por aqui passasse, me diria que há uma grande ironia/sarcasmo nesse texto, mas é preciso entender que para o policial não há ironia; muito pelo contrário, há repúdio, asco. A ironia nesse caso só mesmo se for devido à sujeira que está nas mãos de um dos policiais.
Os bebês aqui estão representando os menores infratores de maneira literal e o que percebemos é que o chargista utilizou o duplo sentido, partindo da palavra "sujos" e utilizou bebês para representar os menores infratores. A expressão do primeiro balão designa que os menores revistados pelo outro policial não estão portando nenhuma arma ou objeto que os condene.
Por último, é preciso entender que há um tom de lamento na fala de um dos policiais por suas mãos estarem sujas no sentido denotativo, ou seja, ao revistar os "menores", o policial verificou suas mãos sujas de fezes.
Creio que, diferentemente de outras análises, esta ficou um pouco mais séria. Isso decorre, principalmente, do fato de ser um texto que usei em sala de aula. É isso, amigos.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sensacional! Gostei muito da explicação e a charge é super, super engraçada...

    ResponderExcluir
  2. G., valeu pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir