Continua sem entender o que eu digo?

Muito eu já falei a respeito da correção que devemos ter na hora de escrevermos para os outros. Não só devemos buscar a clareza, mas também devemos tentar prever o que acontecerá com a mensagem que acabamos de produzir. É um engano, portanto, acharmos que existe comunicação totalmente objetiva. Muitas vezes, o significado daquilo que escrevemos está nos outros.

correção_análise_de_texto O significado está no leitor

Não, não existe comunicação livre de interesses, de gostos, de preconceitos, imparcial, isenta. Como ela se faz entre pessoas, estas carregam suas interpretações da realidade, suas vivências e experiências de comunicação. É possível dizer que todas essas abstrações funcionam como um filtro que condiciona o que se lê ou ouve segundo a própria lente. Assim, as pessoas não ouvem o que lhes é dito, mas o que querem ouvir. Não seria estranho afirmar diante disso que as pessoas ouvem aquilo que podem ouvir. A percepção delas é limitada por impedimentos, muitas vezes, inconscientes, pois foram condicionadas a selecionar determinadas mensagens e atribuir a elas valores que, invariavelmente, suprimem ou acrescentam valores aos enunciados. Por isso, é muito importante cativar o leitor.

Não se pega mosca com vinagre

Ter a “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende” é a definição trazida pelo Houaiss para o vocábulo “empatia”. Essa é uma das condições iniciais de qualquer ato comunicativo. Se cada pessoa vê o mundo, como dito anteriormente, por uma lente de valores subjetivos formados a partir de valores também subjetivos, qualquer esforço que nos lance em direção ao outro com o objetivo de tentar entender o porquê das interpretações dadas já é um passo dado também em direção do entendimento. Não quero aqui criar um paradigma que diga que devemos estar mais preocupados com a maneira como a nossa mensagem vai refletir nos leitores do que com nossas próprias necessidades, mas não podemos fechar os olhos para o fato de que quem escreve não escreve somente para si. No caso do blog, mesmo entendendo que quantidade de comentários não seja critério para definir sua qualidade, é desejável que o escrito tome corpo e repercuta em meio aos amigos e leitores.

 

É isso. E você o que acha do blog? Deixe seu comentário, assine o feed ou siga-me no Twitter. Dê-me a impressão de que de alguma forma isso repercutiu em você.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Empatia é algo muito difícil de se conquistar. Não existe comunicação sem ruídos, e que lugar não é mais propício a ruídos que um ambiente onde todos tem pressa? É o complicado de ter um blog.
    É preciso pensar no conteúdo analisando a mensagem desejada pelo maior número de ângulos possíveis. No fim, quem se vê livre pra passar o seu recado?

    Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bauru

    concordo com você quando diz: "o significado está no leitor", pois na realidade muita gente acaba nos lendo e nos interpretando mesmo da forma como elas querem, ninguém consegue ser neutro ou imparcial, um grande exemplo disso é quando já conhecemos quem escreve os textos, já vamos sabendo mais ou menos o que esperar do texto e quando não gostamos ou não concordamos com os autores já vamos ao texto com pé atrás e discordando ou distorcendo até tudo que o texto diz. O ser humano é assim, influenciável mesmo.

    Ps:Ah você sugere pra seguir no twitter e tá bloqueado, rs #como faz?

    Qualquer hora dessas eu paro pra estudar a gramática com carinho e venho aqui estudar com estes exercícios, isso quando a preguiça for embora e a paciência vier, dei férias para os neurônios, mas elas estão demorando demais. rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir