Exercício de interpretação: Como nasceram os lagos?

Identificar informações não é interpretar um texto. É, no entanto, um recurso extremamente eficaz para exercitar a capacidade de apreensão de informações. Proponho com este exercício de interpretação justamente isso. Ajude seu aluno a identificar informações e a relacioná-las com outros eventos da própria vida.

Leia o texto e responda às questões

Como nasceram os lagos?

Mulher-a-beira-do-lago

Lagos são grandes porções de água cercadas de terra em toda a sua volta e localizadas em depressões (lugares mais baixos da superfície terrestre).
A maioria dos lagos naturais existentes surgiu há milhões de anos, numa época em que a superfície da Terra ainda estava se formando e, por isso, passava por muitas mudanças.
Naquela época, quando acontecia, por exemplo, um grande terremoto, podia haver o afundamento de um pedaço da superfície da Terra e se formar um lago no local. Também quando a superfície da Terra se movimentava e formava duas montanhas próximas uma da outra, a água ia se acumulando entre elas e, com o passar do tempo, dava origem a um lago.
Além dos lagos formados pela natureza, há também os artificiais, que são reservatórios criados pelo homem através da construção de barragens nos rios. Em geral, a água acumulada nesses reservatórios é usada em irrigação, abastecimento de cidades ou para movimentar as turbinas das usinas que produzem energia elétrica.
1. O que são lagos e onde eles se localizam?

2. Em relação aos lagos naturais, responda.
a. Há quanto tempo surgiram?
b. O que acontecia com a superfície da Terra naquela época?

3. O texto cita duas maneiras de formação de lagos naturais. Explique uma delas.

4. Explique a outra maneira de formação dos lagos naturais a que o texto se refere.

5. Como são criados os lagos artificiais?

6. Com que finalidades os lagos artificiais são construídos?

Postar um comentário

0 Comentários