Exercício com palavras homófonas – Mal e Mau

Você tem dificuldades em diferenciar as palavras MAL e MAU? É muito comum a confusão no uso das palavras MAU e MAL. Parte dessa confusão reside na semelhança fonética entre elas. A distinção, no entanto não é difícil. Veja:

O contrário de MAU é BOM.

O contrário de MAL é BEM.

chuck_norris Esse cara é MAU, mas não luta pelo MAL.

Veja se a dica ficou clara resolvendo o exercício proposto abaixo:

1) Complete as frases com mau, mal ou má

a) João é um garoto muito ..........................

b) Ela não está .........................

c) Teresa é uma mulher muito ................

d) Era previsível que ele se comportaria ..........................

e) A seleção brasileira jogou ...................., mas conseguiu vencer a partida.

f) A febre amarela é um ............... de que já nos havíamos livrado e que , devido ao descaso, voltou a atormentar as populações pobres.

g) O ........... é que não se toma nenhuma atitude definitiva.

h) Ele chegou de .................... humor.

i) A velhinha ouvia muito .......................

j) Roberto foi ................... nos exames.

k) Você ainda vai se dar ................................

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Gostei , para béns pela iniciativa, se houver mais ótimo, com outras palavras...
    Para resolver imaginei se cabia colocar bem x mal na frase...ou ficava melhor bom x mau

    Está certo?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, anônimo. Se for possível colocar BOM é porque deve-se usar MAU. Se ocorrer o contrário, use MAL. Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. eu acho td muito confuzooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. cade o gabarito para mim ver se o que eu fiz está certo

    ResponderExcluir
  5. bibi se diz pra eu ver e nao pra mim ver bjos anonimo

    ResponderExcluir