Atividade sobre uniformidade de tratamento

macaco_sem_paciencia Certos erros nos irritam!
Misturar TU com VOCÊ, verbos no passado com verbos no futuro sem nenhuma finalidade, quebra de paralelismo semântico. Tudo isso só se conserta com muito estudo e atividades de reescrita. Cansei de ler que escrever se aprende escrevendo, por isso, amigos professores, sugiro uma atividade simples para as aulas de redação: reescrita buscando a uniformidade de tratamento. A partir do texto abaixo, estimule seus alunos a melhorarem nesse aspecto. Verá profundas mudanças nos textos.
Reescreva o texto abaixo segundo a norma culta, respeitando a uniformidade de tratamento. O texto está escrito na 2ª pessoa do singular. Empregue a 3ª pessoa do singular para reescrevê-lo. 

Tu não sabes o que isso tudo significou para mim. Anos e anos de dedicação a ti. E, agora, sei que não te desculparei mais. Se tu tivesses me concedido uma chance, eu poderia ter-te ajudado. O teu problema é que tu nunca me deixas falar. Só que, desta vez, tu terás de me ouvir. Não será como da última vez, quando tu nem sequer me ouviste. Ouviste a todos, menos a mim. Mas um dia tu entenderás que as minhas intenções eram muito mais verdadeiras do que talvez parecessem. Agora falta pouco para que eu te deixe. Antes, porém, tu terás de me escutar. Eu sei que, quando tu ouvires tudo o que eu tenho para te dizer, vais rezar para que o tempo volte para trás. Vais fazer de tudo para me compreender, e me pedir desculpas por todas essas acusações levianas que tu ousaste proferir contra mim.

Postar um comentário

0 Comentários