Organizando as ideias

Um bom texto deve tentar delimitar os sentidos possíveis ao leitor, já que, se deixamos abertas muitas possibilidades de compreensão corremos o risco de não sermos entendidos.
Como ser conciso, explicativo, original e coerente? Bem. Algumas dicas já foram dadas neste blog pelo Bauru. Mas é sempre bom relembrar: antes de começar a escrever, leia. Leia de tudo um pouco e um pouco de tudo. Pense em temas que te interessam e faça aquela pesquisa. Depois, você tem duas opções, conforme a preferência ou experiência: começar a escrever o que vier à sua mente ou anotar tópicos.
Cuidado para não perder a coerência textual se preferir desatar a escrever como eu faço. Tenha um foco em mente, uma ideia a apresentar ou uma provocação a fazer. Pense no leitor: afinal, você aí do outro lado está lendo isso aqui por que mesmo?
A estratégia dos tópicos é boa para início e para a organização, inclusive de escritores mais habituados. Principalmente para textos acadêmicos, sempre faço o esquema antes. O esquema é como um esqueleto: você numera os itens e organiza conforme a prioridade. Depois é só preencher.
Agora há várias letrinhas na sua tela? Organize-as. Leia, releia, treleia. Ficou satisfeito? Então parabéns, mais um texto pronto.

Postar um comentário

1 Comentários