Como escolher um bom texto para a leitura

É inegável que a leitura pressupõe a busca por algo. Seja a informação, o entretenimento, a correção, sempre a leitura tem objetivos que são escolhidos pelo leitor. Por isso, é importante escolher bem o texto que se vai ler. Nesse aspecto, algumas considerações são importantes:

Procure algo que seja coerente com sua competência linguística

Em primeiro lugar, é preciso que a leitura seja coerente com seu conhecimento de língua. Há textos, seja em livros ou blogs cujo assunto é inteligível para a maioria dos leitores. Recebo, por exemplo, em casa, a revista do Conselho Federal de Fonoaudiologia, pois minha mulher é credenciada. Já me aventurei a ler alguns artigos. Algumas considerações sobre aparelho fonador, por exemplo, consegui entender perfeitaenmte, pois faz parte do meu universo linguístico. Já outros assuntos...

Use a leitura para aumentar seu conhecimento linguístico

Ao ler a última dica, você deve ter pensado que eu deseje que você se acomode com seu vocabulário atual. Não. Quero sim que você expanda seus conhecimentos, mas respeite seus limites. Um bom dicionário, o Google, uma boa enciclopédia ou esclarecimentos por parte de profissionais pode fazer com que você melhore  nesse aspecto.

Por fim
O que eu disse se manifesta principalmente quando nos aventuramos em assuntos novos. Já tive de estudar um determinado assunto, pesquisar sobre ele para que um determinado texto pudesse ser decodificado. De tudo, porém, fica meu desejo de que você não deixe de ler os artigos desse blog por desconhecer a nomenclatura usada. Arrisque, pergunte, pesquise e deixe de ser um beócio que ao final da leitura está depauperado.

Postar um comentário

0 Comentários