Exercício de advérbio com Manuel Bandeira

Hoje trago um exercício bastante simples, mas que envolve conceitos trabalhados ao longo do Ensino Médio. Além de tratar do uso dos advérbios num poema bastante conhecido, vamos relembrar os conceitos de elementos anafóricos e de elementos dêiticos. Respondam nos comentários, caso saibam a resposta.

Exercício sobre uso de advérbios

Vem, a seguir, um trecho do belo poema de Ma­nuel Bandeira "Vou-me embora pra Pasárgada".

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz (...)

Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira.

Dêitico – palavra que antecipa outra no contexto.
Anafórico – palavra que retoma outra no contexto.

Apenas um dos comentários a seguir não é correto:

(   ) Lá e aqui são dois advérbios que situam, no interior do trecho citado, espaços opostos.
(   ) O significado do advérbio lá vem definido no interior do próprio texto.
(   ) O advérbio lá, nesse texto, está funcionando como um anafórico, referindo-se a uma pa­lavra já citada anteriormente.
(   ) O advérbio aqui também está se referindo a um termo já definido no interior do texto. Trata-se também de um anafórico.
(   ) O advérbio aqui está funcionando como dêitico, indicando o espaço em que se encontra o produtor do texto no momento da fala.

Postar um comentário

0 Comentários