Usando tirinhas na aula de Português

Muitas vezes ouço colegas pedirem dicas de como trabalhar com tirinhas em sala de aula. Há alguns que até se aventuram em pedir para os alunos fazerem suas próprias séries usando o conteúdo dado em sala de aula e fica muito, muito legal. mas nossos jovens ainda têm muita dificuldade em interpretar esse tipo de texto. Alguns, com humor mais refinado, dizem que não existe efeito de humor, mas a verdade é que poucos estão preparados para perceber os mecanismos que constroem o sentido nestes textos. Por isso mesmo é que hoje vamos fazer uma atividade bem legal com uma tirinha que usei em sala de aula num dos dias em que trabalhava com intertextualidade e competência leitora. Trago aqui para vocês como forma de colaborar com aqueles que querem trabalhar com tirinhas, mas não sabem o caminho a percorrer. Use-as como quiser. Logo logo postarei aqui o gabarito das questões, pois assim vocês podem conferir se estão bem na interpretação.

Exercícios de interpretação com quadrinhos

Responda as questões a partir da leitura da tirinha abaixo.

exercício_com_tirinha

1. Marque com um X as evidências desse texto.

  • Quanto aos elementos introdutórios:

(   ) Há, no texto, uma introdução: "Uma história real de Verônica com seu Idea".
(   ) Vê-se uma seta no primeiro quadrinho; nela está escrito "Esse Fiat é meu".
(   ) Não há relação entre a seta e a introdução.

  • Quanto ao primeiro quadrinho:

(   ) Existe uma imagem que representa a de uma mulher.
(   ) Há nele a palavra Verônica, que é nome de mulher.
(   ) O nome que vem em seguida é de um estrangeiro e não tem relação com a tirinha.

  • Quanto ao segundo quadrinho:

(   ) Há a figura da mesma mulher que aparece no primeiro quadrinho, acompanhada de duas crianças.
(   ) Nesse quadrinho, as crianças estão felizes e brincam correndo em direção a um veículo.
(   ) Há uma criança de vestido rosa e uma de short e blusa.
(   ) A criança de rosa é uma menina, e a de short é um menino.
(   ) A mulher é Verônica.
(   ) Verônica diz: "Vamos crianças!! Entrem no carro!! Sem brigas, pelo amor de Deus!!"
(   ) A palavra brigas está em negrito.
(   ) São usadas exclamações duplas para reforçar o pedido feito.

  • Quanto ao terceiro quadrinho:

(   ) Todos estão dentro de um carro.
(   ) As duas crianças brigam.
(   ) Verônica faz pedidos às crianças.
(   ) Na fala de Verónica, as expressões "dele" e "dela" confirmam que uma criança é uma menina, e a outra, um menino.
(   ) Verônica é mãe das crianças.
(   ) Verônica pede que a menina não puxe o cabelo do menino.
(   ) Verônica pede que o menino não rasgue o vestido da menina.

  • Quanto ao quarto quadrinho:

(   ) Verônica diz aos dois que não vale acertar na cintura.
(   ) As crianças continuam brigando.

2. Assinale com um X os conhecimentos necessários para compreender a tirinha.
(   ) Idea é um modelo da Fiat Automóveis.
(   ) Tirinhas narram histórias, e nelas há personagens.
(   ) Mostrar a língua é uma ação que denota desrespeito, um sinal agressivo.
(   ) No Brasil, meninas vestem vestido; meninos, não.
(   ) Carros são conduzidos por motoristas que não devem prestar atenção ao que está ocorrendo no interior de seus veículos.
(   ) Quando crianças brigam no interior de veículos em movimento, não prejudicam a direção do motorista.

3. Identifique as inferências extraídas dessa tirinha.

I. Idea é o veículo da Fiat o qual Verónica dirige.
II. As crianças começam a brigar, antes de entrar no automóvel.
III. As exclamações na fala "Vamos crianças!! Entrem no carro!! Sem brigas pelo amor de Deus!!" e a palavra brigas em negrito são recursos que reforçam ordens de Verónica.
IV.  As ordens de Verônica são ineficazes e ela passa a
dar instruções que indicam seu reconhecimento dessa ineficiência.

a) l e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas,
d) I, II, III e IV.

4. Com base nas três primeiras questões, especifique três elementos imprescindíveis na constituição do texto. Justifique sua resposta.

5. Com base em suas reflexões a respeito do sentido desses textos e no que você estudou até aqui, dê uma definição para texto.

Gabarito comentado das questões de interpretação acima

1. Quanto aos elementos introdutórios, estão corretas as duas primeiras evidências; é falso afirmar que não há relação entre a seta e a introdução. Há relação, sim. A relação é estabelecida entre o modelo (Idea) e a marca do carro (Fiat). Quanto ao primeiro quadrinho, é incorreto afirmar que o nome que vem em seguida é de um estrangeiro e não tem relação com a tirinha. Trata-se do nome do autor do texto e não há evidência de que seja de um estrangeiro. Pode ser de um brasileiro descendente de estrangeiro, pode ser um pseudônimo, etc. Quanto ao segundo quadrinho, apenas duas afirmativas são falsas: a de que, nesse quadrinho, as crianças estão felizes e brincam correndo em direção a um veículo. Não há evidência de que elas estejam felizes. E também é falsa a de que são usadas exclamações duplas para reforçar o pedido feito. Não há evidência de que as exclamações tenham essa finalidade. Isso é uma inferência e não uma constatação. Quanto ao terceiro quadrinho, não há evidência de que Verônica seja mãe das crianças e é falso afirmar que Verônica pede para que o menino não rasgue o vestido da menina. O que ela pede é que ele pare de fazer algo que, se continuar, vai acabar rasgando o vestido dela. Trata-se de uma consequência prevista pela mulher. Quanto ao quarto quadrinho, é incorreto afirmar que Verônica diz aos dois que não vale acertar na cintura. Ela diz que não vale acertar abaixo da linha da cintura.

2. São conhecimentos necessários para compreender a tirinha: Idea é um modelo da Fiat Automóveis-, tirinhas narram fatos e nelas há personagens; mostrar a língua é uma ação que denota desrespeito, um sinal agressivo; no Brasil, meninas vestem vestido, meninos, não. São afirmativas falsas: 1) Carros são conduzidos por motoristas que não devem prestar atenção ao que está ocorrendo no interior de seus veículos. (Embora devam concentrar-se no trânsito, os motoristas devem preocupar-se com o bem-estar de seus passageiros.); 2) Quando crianças brigam no interior de veículos em movimento, não prejudicam a direção do motorista. (A tendência é prejudicarem a concentração dos motoristas, tirando-lhes a atenção no trânsito).

3. C

4. O texto é construído por elementos que se complementam: evidências, conhecimentos prévios e inferências. Esses elementos são imprescindíveis porque são necessários para que o leitor atribua sentido ao que lê.

5. Você está certo se apresentar uma definição para o texto equivalente a esta: texto é uma unidade comunicativa cuja finalidade é a interação entre interlocutores.

6. Embora a resposta seja pessoal, entre as acepções para a palavra texto, você deverá identificar os elementos dos verbetes que não foram incluídos em sua definição e evidenciar as razões por que mereceriam ser considerados para se conceituar texto. Além disso, espera-se que você perceba que, embora as definições sejam amplas, não atendem satisfatoriamente à concepção de texto porque não especificam as características básicas de um.

Postar um comentário

0 Comentários