Exercício de interpretação com Mark Twain

Linda-imagem-de-cachorrinho-fofo_thuSem dúvidas, a melhor forma de tornar-se um leitor competente é lendo. Lendo e, na minha opinião, fazendo exercícios de interpretação de textos. Por isso bato sempre na tecla de que os alunos, e professores, devem treinar o cérebro fazendo leitura de textos selecionados, fragmentos dos clássicos dos quais se pode extrair bons valores e nos quais se possa aplicar os conhecimentos gramaticais que, muitas vezes, na sala de aula, parecem desconexos da nossa realidade. Para os professores, fica a dica de que não é necessário usar um conto enorme ou mesmo pegar um livro para elaborar exercícios de interpretação de textos. Eles podem, com um pouco de criatividade e visão da totalidade dos conceitos trabalhados em sala de aula, saírem de uma simples citação como esta de Mark Twain.

Exercício de interpretação com citação de Mark Twain

CÃO E HOMEM

Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá. É esta aí a diferença principal entre um cão e um homem.(Mark Twain)

1) O defeito humano criticado pelo autor do texto é:
a) a violência
b) a ingratidão
c) o egoísmo
d) o preconceito
e) a inveja

2) O adjetivo que substitui convenientemente a oração que morre de fome é:
a) famigerado
b) moribundo
c) defunto
d) faminto
e) necessitado

3) O conectivo abaixo que apresenta seu valor corretamente indicado é:
a) SE você recolher... - concessão
b) morre DE fome - causa
c) E o tornar próspero - adversidade
d) QUE morre de fome - explicação
e) ENTRE um cão e um homem - distância

4) “...e O tornar próspero, ele não O morderá.”; as duas ocorrências do vocábulo em maiúsculas retomam, respectivamente:
a) o cachorro / o cachorro
b) o homem / o homem
c) você / você
d) o cachorro / você
e) você / o cachorro

5) Ao escrever cão em lugar de cachorro na última parte do texto, o autor:
a) demonstra que se esqueceu do vocábulo que havia usado anteriormente.
b) mostra que quer mostrar diferença de sentido entre os dois vocábulos.
c) economiza espaço gráfico ao preferir um vocábulo menor.
d) prefere cão porque este vocábulo tem sentido negativo.
e) procura evitar a repetição de vocábulos idênticos.

6) O verbo tornar possui sentido diferente do que aparece no texto em:
a) Os aviões se tornaram armas.
b) Tornar-se rico é o anseio do jovem.
c) Ele se tornou estrangeiro.
d) Nunca mais tornou a falar.
e) Elas se tornaram impacientes.

Gabarito dos exercícios

1-b,  2-d,  3-b,  4-d,  5-e, 6-d

Postar um comentário

1 Comentários