Esta é uma Avaliação de Língua Portuguesa composta de vários assuntos. As questões 1 a 6 referem-se ao texto abaixo. Quando das perguntas, volte ao texto sempre que necessário.
Encontro
Meu pai perdi no tempo e ganho em sonho.Se a noite me atribui poder de fuga,sinto logo meu pai e nele ponhoo olhar, lendo-lhe a face ruga a ruga.Está morto, que importa? Inda madrugae seu rosto, nem triste nem risonho,é o rosto antigo, o mesmo. E não enxugasuor algum, na calma de meu sonho.Ó meu pai arquiteto e fazendeiro!Faz casas de silêncio, e suas roçasde cinza estão maduras, orvalhadaspor um rio que corre o tempo inteiroe corre além do tempo, enquanto as nossasmurcham num sopro fontes represadas.(Carlos Drummond de Andrade. Reunião. 10 livros de poesia.Rio: José Olympio, 1971. p. 193)
1. A sugestão expressa no primeiro verso do poema indica que o poeta e seu pai estão:
a) separados no tempo e no espaço
b) separados apenas no tempo
c) separados apenas no espaço
d) perdidos sem conseguirem encontrar-se
e) próximos de um encontro definitivo
2. Os termos "vida" e "morte", no texto, estão expressos nas palavras:
a) fuga e noite
b) madruga e triste
c) olhar e ruga
d) suor e calma
e) tempo e sonho
3. Segundo o texto, uma das possibilidades que se pode determinar na noite, é que ela:
a) facilita a vontade de fugir
b) permite o uso da razão
c) consegue ampliar a visão da realidade
d) oferece a chance de o indivíduo compreender-se
e) propicia o exercício da imaginação
4. Pode-se perceber que o texto trata do poder transfigurador da poesia. O verso que expressa isso é:
a) "Está morto, que importa? Inda madruga"
b) "e seu rosto, nem triste nem risonho"
c) "Ó meu pai arquiteto e fazendeiro"
d) "e corre além do tempo, enquanto as nossas"
e) "murcham num sopro fontes represadas"
5. De acordo com o texto, a figura do pai está marcada pela condição de:
a) cansaço
b) alegria
c) placidez
d) tristeza
e) velhice
6. Em todas as partes do texto, indicadas abaixo, há elementos suficientes para indicar as atividades que o pai exercia, exceto:
a) "Está morto que importa? Inda madruga"
b) "e seu rosto, nem triste nem risonho"
c) "E não enxuga / suor algum, na calma de meu sonho"
d) "Ó meu pai arquiteto e fazendeiro!"
e) "Faz casas de silêncio, e suas roças / de cinza estão maduras"
7. Complete os espaços, usando a, as, à ou às:
a) Graças ______ Deus, gozamos de boa saúde.
b) Quando você voltará ______ América ou ______ Itália?
c) Os alunos oferecem flores ______ professoras.
d) Estamos ______ disposição de todos.
e) Fumar é prejudicial ______ saúde.
f) Eu me dirigi ______ casa paterna,depois ______ ruas.
g) É melhor voltar ______ seis horas da tarde.
h)Fiéis ______ aspirações, ficamos sempre ______sós.
i) Eles beberam todo o vinho gota ______gota.
j) Compra ______ dúzias tudo o que vê.
8. Coloque C (certo) ou E (errado) para o uso da crase, corrigindo as afirmações que não estão corretas.
a) ( ) O juiz deu a sentença à ré às pressas.
b) ( ) Concedeu entrevista à imprensa, que chegara às escondidas à sessão.
c) ( ) Fomos à Inglaterra e à Suécia,depois voltamos à Salvador.
d) ( ) Acompanho dia a dia sua ida à casa.
e) ( ) Fiz referências a Vossa Excelência e não à senhorita que a acompanha.
f) ( ) Sejamos obedientes às leis, não devemos desobedecer à elas.
g) ( ) As passageiras do avião desceram a terra na hora marcada
h) ( ) Eu já conhecia a fazenda, por isso fui à pé.
i) ( ) Vestiu calças à Pierre Cardim.
j) ( ) Ficamos à esperar o seu retorno.
0 Comentários