Exercícios sobre período composto [2]

1) (Mackenzie) - DOIS VERSOS PARA GRETA GARBO

O teu sorriso é imemorial como as Pirâmides
e puro como a flor que abriu na manhã de hoje.
(Mário Quintana)

Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) O poeta descreveu o sorriso por meio de duas orações subordinadas adverbiais comparativas e uma oração subordinada adjetiva restritiva.
b) A flor com a qual se compara o sorriso da mulher é toda flor de toda manhã da vida do poeta.
c) O poeta fala da mulher, musa inspiradora, mas não a posiciona como sua interlocutora.
d) Os termos que têm a função sintática de predicativo do sujeito insinuam figuras de um leve erotismo na descrição do sorriso da mulher.
e) A oração subordinada adjetiva explicativa, que abriu na manhã de hoje, expande o conceito de flor, a que é comparado o sorriso.

2) (Fatec) - A oração entre aspas está em forma reduzida (de infinitivo):

"Apesar de só dizer a verdade", não lhe deram crédito.

Assinale a alternativa em que ela aparece desenvolvida de forma correta.
a) Apesar que só dizia a verdade, não lhe deram crédito.
b) Apesar que só dissesse a verdade, não lhe deram crédito.
c) Visto que só dizia a verdade, não lhe deram crédito.
d) Embora só dissesse a verdade, não lhe deram crédito.
e) Mesmo dizendo a verdade, não lhe deram crédito.

3) Em qual das orações a seguir, a conjunção coordenativa POIS estabelece uma conclusão?
a) Venha logo, pois sua presença é importante.
b) As matrículas foram encerradas; nada pode ser feito, pois.
c) Fale mais alto, pois a ligação está ruim.
d) Não demore, pois não gosto de ficar sozinha.
e) Choveu, pois as ruas estão molhadas.

4) Assinale a alternativa em que a oração em destaque esteja corretamente classificada: 
a) Fui à loja e comprei roupas. (Oração Coordenada Sindética Adversativa)
b) Não vá agora, que está chovendo. (Oração Coordenada Sindética Explicativa).
c) Tirou notas baixas, logo, será reprovado. (Oração Coordenada Assindética)
d) Ora ouvia ora falava. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
e) Caiu, mas não se machucou. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)

5) Assinale a alternativa em que aparece uma oração coordenada sindética explicativa:
a) Sua casaca estava remendada, mas estava limpa.
b) Chora, que lágrimas lavam dor.
c) Todos trabalhando! Ou varrendo o chão ou lavando as vidraças!
d) Ambos se amavam, contudo não se falam.
e) Cantou, chorou e se retirou do recinto.

6) Assinale a alternativa em que a oração em destaque está corretamente classificada: 
a) Como sanduíche ou tomo suco de frutas? (Oração Coordenada Assindética)
b) Não respeitava as pessoas nem os animais. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
c) A natureza é linda mas o homem não a protege. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
d) Fez uma ótima prova; merece, pois um prêmio. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
e) Povo educado, país desenvolvido. (Oração Coordenada Sindética Alternativa) 

7) Assinale a alternativa em que a oração em destaque foi incorretamente classificada: 
a) Compre o bilhete porque o sorteio será amanhã. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b) Viu o acidente e socorreu as vítimas. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
c) O professor fala muito, questiona bastante. (Oração Coordenada Assindética)
d) Volte cedo, pois iremos à festa. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
e) Não correu nem brincou. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)

8) (Uelondrina) - Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora; não poderia, pois, ter rescindido o contrato com ela."
A oração destacada classifica-se como
a) subordinada adverbial final.
b) subordinada adverbial consecutiva.
c) subordinada adverbial condicional.
d) coordenada sindética explicativa.
e) coordenada sindética conclusiva.

9) (Pucsp) - Leia o período:

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu."

Considerando a possibilidade de várias organizações sintáticas para os períodos compostos, assinale a alternativa em que não há alteração de sentido em relação ao período anteriormente indicado:
a) Meu pai disse-me, à porta do Ateneu, que lá eu encontraria o mundo.
b) À porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu teria de encontrar o mundo.
c) Disse-me meu pai, à porta do Ateneu, que somente lá eu encontraria o mundo.
d) Quando chegamos à porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu precisaria descobrir o mundo.
e) Ao chegarmos à porta do Ateneu, meu pai orientou-me para que lá eu encontrasse o mundo.

10) Assinale a alternativa correta:
a) "Sozinha aqui em cima!" É uma frase e uma oração.
b) "Perdão, por Deus, perdão!" É uma frase, mas não tem sentido completo.
c) "Que tarde azul!" É uma oração, pois tem verbo.
d) "A tarde era tão bonita!" É uma frase e uma oração.
e) n. d. a.

Download Link alternativo para download do arquivo

Postar um comentário

0 Comentários