Interpretação de textos – Celular: não saia de casa sem ele

Muitas vezes a interpretação de um texto depende mais do conhecimento prévio, da cultura de quem o está lendo do que necessariamente das informações presentes no fragmento. O texto abaixo é um exemplo disso. Leia-o com atenção e responda as questões dissertativas.

CELULAR: NÃO SAIA SEM ELE

Uma equipe britânica parece ter encontrado uma utilidade para as câmeras dos telefones celulares, que ainda têm resolução muito aquém da desejável. Os pesquisadores garantem que o aparelho poderá tornar-se um sistema de localização muito mais potente que o GPS, que opera via satélite – inútil, portanto, em lugares com construções altas, que interrompem a transmissão.
O funcionamento é simples: basta uma foto do prédio mais próximo para ativar o software de reconhecimento de um servidor remoto. Como a base de dados é abastecida com imagens 3D das ruas de uma cidade, o programa informa a localização do usuário e fornece coordenadas para sair de lá. Por enquanto, o protótipo está em fase de testes em Cambridg, na Inglaterra.(Revista GALILEU. Maio de 2004, nº 154, p. 33.)

1) Apesar de o texto esclarecer que o celular com sistema de localização existe apenas como protótipo, a manchete é “Celular: não saia sem ele”. Com que intenção o locutor prefere essa manchete?

2) O celular desenvolvido pelos cientistas britânicos é também um item de segurança. Por quê?

Postar um comentário

0 Comentários