10 lindas frases de Clarice Lispector

Clarice Lispector é uma de minhas autoras preferidas. Lembro-me com saudosismo da emoção que senti ao ler “A paixão segundo G.H.”. Bebi de cada página do livro. Recomendo fortemente a leitura. O post, no entanto, é pra apresentar 10 frases que me marcaram profundamente e que foram escritas por ela. São citações pra decorar e enfeitar seus textos, meu leitor.

10 LINDAS FRASES DE CLARICE LISPECTOR

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.

Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas.

Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.

Eu não: quero é uma realidade inventada.

Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação.

Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim.

A palavra é o meu domínio sobre o mundo.

Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.

Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece.

Por último, um trecho muito significativo para mim:

ISSO É MUITA SABEDORIA

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amo Clarice... e o trecho que você citou como muito significativo pra ti, quase me fez chorar. Lindo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mensagens de Clarice,e muito lindas,todas,comecei a vê quando uma amiga,e depois fui vê as frases dela,cada uma mais pensada que a outra,muito lindas mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir