Exercício com texto “Infância”, de Graciliano Ramos

Leia o texto a seguir e assinale com X as afirmações que lhe parecem corretas.

Nuvens

Meu pai e minha mãe conservavam-se grandes, temerosos, incógnitos. Revejo pedaços deles, rugas, olhos raivosos, bocas irritadas e sem lábios, mãos grossas e calosas, finas e leves, transparentes. Ouço pancadas, tiros, pragas, tilintar de esporas, baticuns de sapatões no tijolo gasto. Retalhos e sons dispersavam-se. Medo. Foi o medo que me orientou nos primeiros anos, pavor.
Depois as mãos finas se afastaram das grossas, lentamente se delinearam dois seres que me impuseram obediência e respeito. Habituei-me a essas mãos, cheguei a gostar delas. Nunca as finas me trataram bem, mas às vezes se molhavam de lágrimas - e os meus receios esmoreciam. As grossas, muito rudes, abrandavam em certos momentos. O vozeirão que as comandava perdia a aspereza, um riso cavernoso estrondava - e os perigos de toda espécie fugiam, deixavam em sossego os viventes miúdos: alguns cachorros, um casal de moleques, duas meninas e eu.
 

1. (  ) A linguagem é predominantemente técnica, pois não se verifica nela a função poética.
2. (  ) O texto, em prosa científica, destina-se apenas à razão do leitor.
3. (X) O texto possui linguagem polissêmica, diversidade de sentidos, o que caracteriza, portanto, um caso de Literatura.
4. (  ) O texto não é literário, sua linguagem é linear, sem intenção artística.
5. (X) Trata-se de prosa literária, pois produz uma realidade simbólica que leva o leitor a se afastar do cotidiano para apreender o mundo de maneira mais rica e profunda.

Postar um comentário

0 Comentários