Colocar as mulas para fora pode?

racha_carro_acidente_polícia_mulheres Tsc tsc tsc. Vai deixar a mãe chorando, né?

Está escrito no nosso novo Código de Trânsito:

Art. 173. Disputar corrida por espírito de EMULAÇÃO. Infração - gravíssima. Penalidade - multa (três vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Se você não conhece a palavra EMULAÇÃO, não se preocupe que eu vou explicar: EMULAÇÃO é o "ato de emular". Pronto, agora que você já sabe o que é EMULAÇÃO, vamos ao que interessa. Você já deve ter entendido: se você nunca emulou, não é agora que você vai emular. Você leu com toda a "clareza": se disputar corrida por espírito de EMULAÇÃO, você vai ficar sem a carteira de motorista e sem o carro. Portanto, não emule. Está escrito: emular é uma infração gravíssima.

Se você imaginava que EMULAÇÃO é "dirigir como uma mula", quase que acertou. Há quem tenha buscado a origem da palavra: o prefixo e(x) de emigrar, emergir, emanar, exalar, exportar, externar... significa "movimento para fora". Por esse raciocínio, poderíamos imaginar que emular fosse "colocar para fora o espírito de mula que existe dentro de você".

Se você está pensando que eu estou brincando, tenho algo a lhe dizer: você tem toda a razão. Por outro lado, quem escreveu EMULAÇÃO não estava brincando. É lógico que a intenção do autor é a de que todos entendam o seu texto. Para isso, selecionou palavras bem "simples, acessíveis a qualquer leitor".

Tudo isso me fez lembrar uma história que um velho amigo advogado me contou há muitos anos. Ele telefonou para um cliente e avisou: "Teremos que PROCRASTINAR a assinatura do contrato". O cliente lhe respondeu: "Tudo bem, o senhor é quem sabe." Então, o advogado lhe perguntou: "Então adiamos para quando?" O cliente contestou imediatamente: "Por favor, ADIAR não pode."

Para que ninguém imagine que eu seja contra o enriquecimento vocabular, quero deixar bem clara a minha idéia: o que eu defendo como simplicidade tem por base o conceito de adequação vocabular, ou seja, o vocabulário de um texto deve ser adequado a quem ele se destina. Não devemos confundir simplicidade com vulgaridade ou pobreza vocabular: simplicidade é "se você pode ADIAR, para que PROCRASTINAR?"

Em tempo: segundo nossos dicionários, EMULAÇÃO é "sentimento que incita a imitar ou a exceder a outrem em merecimento; estímulo; rivalidade." E EMULAR é "ter emulação, competir, emparelhar, rivalizar, disputar...".

Portanto, que fique bem claro: o artigo 173 do novo Código de Trânsito proíbe o que popularmente chamamos de "pegas" ou "rachas".

Postar um comentário

0 Comentários