Nem tudo convida a manifestações otimistas – Interpretação de textos

Nem tudo convida a manifestações otimistas.

A dívida pública alcança hoje algo em torno de 55% do Produto Interno Bruto (PIB), nada menos de R$ 685,286 bilhões. É difícil administrá-la para todo o sempre apenas com os expedientes do alongamento mediante resgate com emissão de novos títulos a juros corrigidos. O saldo do comércio exterior de US$ 306 milhões nos dois primeiros meses deste ano não foi obtido por meio das exportações, mas pela redução das importações. Reduzir importações compromete a entrada no país de bens de capital e de tecnologias, fatores indispensáveis à qualificação do produto brasileiro. Está posta assim a necessidade de introdução urgente de política industrial capaz de privilegiar exportações e substituir importações mediante produção interna de matrizes, componentes e insumos básicos.

Em relação ao texto, julgue os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F) e marque a opção que apresenta a seqüência correta.

( ) Em “a manifestações” seria igualmente correta a estrutura “às manifestações”.

( ) As estruturas “nada menos de”, “nada menos que” e “nada menos do que” são igualmente aceitáveis para o contexto em que ocorre a primeira.

( ) Em “administrá-la” o pronome enclítico retoma por substituição coesiva a expressão “dívida pública”.

( ) A expressão “para todo o sempre” neutraliza a ênfase da idéia do período por seu tom bíblico.

( ) A forma verbal “compromete” tem como sujeito um agente humano.

( ) Caso as palavras “exportações” e “importações” fossem precedidas de artigo definido no plural o período se tornaria incoerente.
a) V, V, V, F, F, F

b) V, V, F, F, V, V

c) F, V, F, V, F, V

d) F, F, V, F, V, F

e) F, V, V, F, F, V

Gabarito: A

Postar um comentário

0 Comentários