Como Interpretar em Concursos Públicos?

Vai prestar um concurso e tem dúvidas nas questões de interpretação de texto? 
Confira essas dicas:


PASSOS PARA LEITURA E ENTENDIMENTO DO TEXTO

O candidato deve fazer dois tipos de leitura:

1ª leitura informativa: para buscar as palavras mais importantes de cada parágrafo, que constituem as palavras-chave do texto em torno das quais as outras se organizam para dar significação e produzirem sentidos.

2ª leitura interpretativa: para compreender, analisar e sintetizar as informações do texto.

A leitura interpretativa requer :
  • Compreensão : entender a mensagem literal contida no texto. As questões versam sobre a postura ideológica do autor, a idéia central, a tese defendida.
  • Análise : depreender do texto a informação essencial. Para isso é importante buscaras palavras mais importantes de cada parágrafo, elas constituirão as palavras-chave do texto. Atentar para os modos de articulação das idéias.
  • Síntese : organizar as idéias principais do autor para chegar à expressão que constitui a tese defendida pelo autor durante todo o texto.
* Nas questões de compreensão / interpretação de texto, o candidato deve, além da compreensão, análise e síntese, destacar, em cada parágrafo, a informação básica, para facilitar a compreensão do texto.

Mas, preste atenção: Há diferença no objetivo das questões de compreensão e de interpretação de textos

1. Compreensão ou Intelecção de Texto – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto.

2. Interpretação de Texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito.

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2 Comentários

  1. Explica muito bem! Obrigado

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  2. Ok! Só não há remédio quando o perguntão resolve pegar o candidato pelo "contra-pé", jogando com maldade as famosas "CASCAS DE BANANAS".
    Outro problema é aquela técnica malvada dos avalaiadores de querer não a opção certa, mas sim a MAIS CERTA, de modo que há uma hierarqia entre as respostas; havendo desde a menos adequada até a mais correta.Assim, há situação em que se não houvesse o item"A" "B" satisfaria. O candidato vê-se obrigado a avaliar todas as proposições, mesmo que não descarte as primeiras.

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